Comunicado de Imprensa n.º 053/13

Urbano Tavares Rodrigues

Foi com pesar e consternação que a CGTP-IN tomou conhecimento da morte de Urbano Tavares Rodrigues.

A CGTP-IN e os trabalhadores portugueses perdem um amigo, camarada, companheiro de luta de antes e depois do 25 de Abril de 1974, primeiro no duro combate contra a “besta fascista”, o derrubamento da ditadura, depois pela construção, em liberdade, da democracia política, económica, social e cultural.

Urbano Tavares Rodrigues foi um alentejano que se distinguiu como lutador e resistente antifascista, professor, escritor eminente e homem de grande integridade humana e intelectual, que sempre esteve do lado dos mais desfavorecidos, na luta insistente contra a injustiça, a exploração e pela construção duma sociedade mais, justa, fraterna, liberta da opressão capitalista.

A sua memória, escrita e livros aí ficam a ressoar a limpidez do seu pensamento e acção.

O seu Alentejo e Portugal, ficam mais pobres, mas os “bastardos do Sol” continuarão a luta, onde sempre Urbano se engajou.

A CGTP-IN releva e homenageia a contribuição da família de Urbano Tavares Rodrigues para a aquisição da “Casa Sindical de Beja”, que hoje alberga os Sindicatos dos trabalhadores do sul do Alentejo

Urbano Tavares Rodrigues que participou em variadas iniciativas culturais da CGTP-IN deixa um legado que marca indelevelmente a cultura portuguesa.

É com pesar e tristeza que vimos partir este companheiro e cidadão insigne.

A CGTP-IN apresenta à Família as suas mais sentidas condolências.

Lisboa, 09.08.2013
DIF/CGTP-IN