A CGTP-IN repudia veementemente o ataque militar, por terra, mar e ar que as forças armadas de Israel estão a levar a cabo contra o Líbano, atacando indiscriminadamente alvos civis, tendo já sido assassinadas dezenas de cidadãos, entre os quais muitas crianças.

Comunicado à Imprensa nº 030/06

CGTP-IN CONDENA AGRESSÃO ISRAELITA AO LÍBANO

Esta criminosa investida contra um país soberano é totalmente ilegal face ao Direito Internacional e à Carta das Nações Unidas e constitui uma perigosa escalada bélica nesta conturbada região. Esta agressão vem acrescentar-se ao terrorismo de Estado que diariamente as forças de ocupação israelita praticam na Palestina e, com particular brutalidade, mais recentemente na faixa de Gaza.

Israel invoca o direito de resposta a outras acções, como as detenções de soldados do seu exército, tentando assim que a comunidade internacional esqueça o facto de que é Israel quem ocupa ilegalmente e há décadas a Palestina e partes do Líbano e da Síria.

Esta bárbara acção só pode merecer a mais forte condenação de todos os que lutam por uma Paz justa e duradoura na região e pelo direito à soberania do Povo Palestiniano e de todos os outros povos que diariamente sentem na pele os resultados da política expansionista e belicista dos governos de Telavive.

A CGTP-IN apela aos trabalhadores portugueses e ao Movimento Sindical para que, das mais diversas formas, façam chegar o seu protesto às autoridades israelitas e expressem a sua solidariedade aos povos da Palestina, do Líbano e outros que na região são alvo destas agressões.

DIF/CGTP-IN

LISBOA, 13.07.2006