juventude em lutaNo próximo dia 31 de Março vamos realizar, em Lisboa, a manifestação nacional de jovens trabalhadores, com grande confiança e determinação. Os jovens trabalhadores são as vitimas maiores da politica de direita e, por isso, é preciso afirmar as suas reivindicações, designadamente, exigir medidas legislativas de combate eficaz à precariedade laboral e à resolução de outros problemas concretos que afectam as suas vidas, bem como reclamar uma mudança efectiva de politica para um Portugal com Futuro! o desfile terá início no Largo de Camões, às 14h30, e terminará na Assembleia da República.

EXIGIMOS ESTABILIDADE! É POSSÍVEL MAIS SALÁRIO,
É POSSÍVEL TER FUTURO, VIVER MELHOR E TRABALHAR NO NOSSO PAÍS!

As condições de vida e de trabalho dos jovens trabalhadores, nos últimos anos, têm sofrido um forte ataque por parte dos governos e patrões – congeminadores de uma política de direita que retira direitos, destrói vidas, explora e empobrece o país.

O momento foi e é de luta!
Os jovens trabalhadores, organizados, que resistiram nas empresas e locais de trabalho, que lutaram e reivindicaram mais salário, redução de horário e o fim da precariedade, foram determinantes para derrotar o Governo PSD/CDS, em Outubro passado, e travar as investidas do patronato.

A luta tem dado luz às nossas aspirações! Com ela recusamo-nos depositar nas mãos de outros as nossas esperanças. São já milhares os jovens que, organizados nos sindicatos da CGTP-IN, denunciam, alertam e lutam insistentemente contra a precariedade e conquistam com determinação vínculos efectivos de trabalho!

Milhares de jovens trabalhadores que com a sua unidade e luta conquistaram aumentos salariais!

Milhares de jovens casais que não abdicaram dos seus direitos de parentalidade (maternidade e paternidade) e lutaram pela conciliação dos horários entre a vida profissional e laboral.

Unidos temos a força de conquistar verdadeiras mudanças:

Aumento dos Salários – É tempo de exigir um verdadeiro aumento de salário que distribua a riqueza produzida e nos permita ter perspectivas de construir um futuro!

Redução progressiva dos horários para todos os trabalhadores – Está mais que provado que a organização do trabalho e a evolução tecnológica permite aumentar a produtividade e reduzir os tempos de trabalho. É possível reduzir os horários para 35 horas semanais para todos!

Fim da Precariedade – As empresas recorrem cada vez mais ao trabalho precário, aos vínculos instáveis e às empresas de trabalho temporário. É possível contrariar isto e defender o direito à estabilidade. Através de acção sindical e da luta, para que, a cada posto de trabalho permanente corresponda um vínculo efectivo!

Taxar mais quem enriquece e aliviar quem trabalha – Ao longo dos anos uma minoria exploradora viu os seus lucros crescer de forma abismal. Esses mesmo aumentaram a sua riqueza e hoje são mais ricos do que já eram, enquanto nós, que trabalhamos e produzimos, estamos mais pobres. Que se vá buscar a quem mais tem!

Mas é também possível desenvolver a economia e a produção nacional, desenvolver a agricultura, a industria e as pescas, criar trabalho com direitos. É possível uma habitação para os jovens digna e a preços justos, um acesso à educação e à saúde.

O Dia Nacional da Juventude, dia 28 de Março, tem a história da resistência dos jovens no nosso país à ditadura fascista em defesa dos seus direitos e da paz.