Em plena Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho e do lançamento nacional da Campanha Europeia “Locais de trabalho seguros e saudáveis 2023-2025: Trabalhar com segurança e saúde na era digital”, registou-se, uma vez mais, a perda de uma vida em contexto laboral.

A CGTP-IN lamenta profundamente o acidente de trabalho mortal, ocorrido ontem, numa obra na cidade da Guarda, sublinhando a essencialidade da prevenção dos riscos profissionais e da promoção da segurança e saúde em todos os locais de trabalho.

De acordo com os dados publicados pela ACT, cuja última actualização se reporta a 3 de Outubro de 2023, o presente ano (quando comparados os meses de Janeiro a Setembro), apresenta uma redução significativa dos acidentes de trabalho mortais. Assim os 109, 126 e 118 acidentes de trabalho mortais registados nos primeiros 9 meses de 2020, 2021 e 2022, respectivamente, superam os ainda (e sempre, independentemente do número) alarmantes 70 acidentes, registados este ano.

Urge um compromisso sério e irredutível ancorado no desenvolvimento e adopção das adequadas medidas de prevenção dos riscos profissionais em todos os locais de trabalho, no cumprimento rigoroso de todas as normas de segurança, na implementação de medidas de prevenção e eliminação dos riscos existentes, na adopção dos meios e equipamentos de protecção colectivos e  individuais necessários e adequados, não esquecendo a necessidade de informação e formação dos trabalhadores, em particular daqueles que se ocupam de actividades perigosas.

A redução de acidentes de trabalho mortais verificada, embora significativa, é insuficiente. Os acidentes de trabalho não são inevitabilidades!

Mais uma morte a trabalhar