cc-oo---ugt.jpgA CGTP-IN enviou mensagem de solidariedade às CC.OO. e UGT de Espanha, que se transcreve.

A CGTP-IN transmite às CC.OO. e UGT e, por seu intermédio, aos sindicatos e trabalhadores de Espanha a sua ativa solidariedade por ocasião das mais de 80 mobilizações e manifestações, que terão lugar no dia 19 de julho, em todas as capitais de província de Espanha contra as políticas antissociais do governo.

Estas ações de luta são a resposta sindical a um novo plano de cortes apresentado no dia 11 de julho pelo Presidente do governo de Espanha, que constitui uma grave agressão aos direitos dos trabalhadores, e muito especialmente aos funcionários públicos e aos desempregados.

As medidas governamentais terão desastrosas consequências no plano laboral, social, económico e político. Entre outras, as medidas incluem a eliminação do subsídio de Natal, a diminuição dos subsídios de desemprego, cortes nas pensões, aumento do preço dos medicamentos, subida do IVA, desmantelamento de empresas públicas e subida das tarifas de energia.

Como sabeis, em Portugal, um violento pacote de austeridade, imposto pela troika do FMI, UE e BCE e implementado de forma brutal pelo governo português, inclui medidas muito similares que estão a conduzir os trabalhadores e o povo português a uma acelerada degradação das suas condições de vida e de trabalho, aumentado exponencialmente o desemprego e a precariedade, provocando o empobrecimento generalizado e um aprofundamento da recessão.

Na Grécia, na Irlanda, em Portugal ou em Espanha, as políticas de austeridade são um caminho profundamente errado que só conduzirá a uma brutal regressão económica, social e civilizacional dos nossos países. Por isso, são necessárias fortes respostas sindicais e populares a estas políticas de retrocesso, através de protestos e lutas nas empresas e nas ruas dos nossos países.

É neste quadro que saudamos e desejamos os maiores êxitos às vossas mobilizações de 19 de julho.

Lisboa, 18 de julho de 2012

Augusto Praça