O novo representante em Portugal da Frente Polisario, Sr. Ahmed Fal Yahadih, e dois outros dirigentes da organização que dirige a luta do povo Sarauí foram recebidos, no dia 13 de março de 2012, na sede da CGTP – IN, pelo Secretário-geral Arménio Carlos e por responsáveis da Área de Relações Internacionais da Central.

Na reunião, que decorreu num espírito de fraterna amizade e solidariedade, os dirigentes sarauís informaram a CGTP-IN sobre a difícil situação vivida no Sahara Ocidental ilegalmente ocupado por Marrocos e nos acampamentos de refugiados, bem como sobre a luta que desenvolvem no contexto internacional para que se apliquem as resoluções da ONU, designadamente sobre a realização de um referendo que permita ao povo sarauí escolher livremente o seu destino independente e soberano, e ainda sobre o seu inalienável direito de explorar os seus recursos naturais, designadamente as pescas e os fosfatos.

A delegação da CGTP-IN transmitiu à delegação da Frente Polisario todo o seu empenhamento e compromisso em reforçar a sua intervenção, nomeadamente junto das autoridades nacionais e do movimento sindical internacional, em prol da nobre causa dos trabalhadores e do povo sarauís. Neste contexto, a CGTP-IN reafirmou o seu apoio e solidariedade ativos ao movimento sindical sarauí e à sua central sindical representativa, a UGTSARIO.