A CGTP-IN enviou uma mensagem de solidariedade à greve geral que se realiza no país convocada pelas centrais sindicais argentinas e cujo conteúdo partilhamos:

Camaradas,

a Confederação Geral dos trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional expressa uma forte solidariedade dos trabalhadores portugueses com a luta dos trabalhadores e o povo argentino e a realização da greve geral convocada pelas centrais sindicais do vosso país. 

Desde Portugal expressamos a nossa solidariedade com todos aqueles que na Argentina lutam contra as políticas neoliberais e fascistas do governo de Javier Milei. Com um programa de reformas que mais não é que a desregulação total da economia, de uma reforma do estado e destruição das instituições fundamentais para a soberania. O actual governo Argentino procura manter intocável a acumulação da riqueza e benefícios das grandes empresas através do aumento da exploração dos trabalhadores.

 

Políticas que procuram avançar na destruição de conquistas dos trabalhadores e do povo Argentino, retirar capacidade de intervenção à Assembleia Nacional e concentrar poderes no Presidente da República, atacar direitos sociais e avanços conquistados nomeadamente nos direitos das mulheres, privatizar e entregar ao capital estrangeiro 41 empresas estatais e saquear as riquezas do país, atacar o direito à educação e o acesso das camadas mais pobres ao ensino com um brutal desinvestimento na escola pública e o caminho para a comercialização do ensino superior.

Num contexto de brutal deterioração da situação económica na Argentina, com o aumento dos preços dos alimentos e medicamentos, dos transportes, das rendas e energia o governo de Javier Milei avançou ainda numa brutal repressão ao protesto, manifestação e greve e procura criminalizar a luta e mobilização dos trabalhadores. Com o protocolo que apresentou recentemente pretende atribuir às forças de segurança capacidade para actuar sem ordem judicial considerando os protestos e manifestações como delito flagrante, pretende realizar o registo e controlo de organizações que pretendem ocupar espaço público e identificar quem está ligado à organização de protesto sociais permitindo que as autoridades possam agir contra veículos que se desloquem a acções e manifestações.

Quando se ataca de forma flagrante direitos fundamentais como o direito à greve, afirmamos a nossa solidariedade para com a luta e resistência dos trabalhadores argentinos contra estes objectivos do governo de Javier Milei e enviamos uma forte saudação de apoio aos trabalhadores que em todo o país se levantam em defesa dos seus direitos e conquistas.

Em nome da direcção da CGTP-IN desejamos os maiores êxitos à vossa luta e em particular à greve do próximo dia 24 de Janeiro. Afirmamos a mais firme e fraterna solidariedade dos trabalhadores Portugueses com a luta dos trabalhadores e do povo Argentino.