A CGTP-IN reafirma a sua solidariedade com o povo palestiniano neste dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino. Um dia em que relembramos a promessa incumprida de criar um Estado da Palestina, com as fronteiras anteriores a 1967 e com a capital em Jerusalém Oriental – tal como estipulado em inúmeras resoluções das Nações Unidas. 
Recordamos que passam 75 anos da Nakba, a tragédia imposta pela ocupação e colonização ilegal da Palestina por parte de Israel. Desde essa data que se assiste a uma violação permanente do direito internacional por parte de Israel, que anexa territórios palestinianos, que expulsa palestinianos das suas casas tanto em Jerusalém como na Cisjordânia, com a acção de bandos organizados de colonos e a protecção do exercito Israelita que espalha o terror e o medo entre a população.

A população palestiniana sofre há décadas a humilhação, discriminação e a segregação da política de apartheid imposta pelo Estado de Israel. Os trabalhadores Palestinianos sofrem a acção exploradora e agressora de Israel, os seus direitos são violados, são humilhados e discriminados nas centenas de postos de controlo espalhados pelos territórios ocupados. 

O que o que estamos a assistir hoje é o recrudescimento da barbárie, com o arrasamento da faixa de Gaza –, a chacina de mais de 11 mil palestinianos, incluindo milhares de crianças, e o desalojamento de mais de um milhão de habitantes daquele território.

Barbárie na faixa de Gaza a que se junta a violência, a repressão, a prática colonial, discriminatória e racista de apartheid também na Cisjordânia, para onde se anuncia a criação de novos colonatos. Com o apoio e a conivência dos EUA, da UE e NATO, Israel intensifica a violência sobre os palestinianos, incentiva os ataques dos colonos, e, dentro do estado de Israel,  aumenta a brutal exploração, discriminação e ataque aos direitos dos trabalhadores palestinianos.

Apesar da propaganda e da forte ofensiva ideológica, que procura ocultar os mortos e deslocados, que tenta criminalizar todos os palestinianos, que persegue a solidariedade com o povo palestiniano, por todo o mundo, e também em Portugal, têm-se multiplicado acções por todo o mundo, com milhões de pessoas na rua exigindo um cessar fogo imediato e duradouro, a paz na região e o cumprimento das resoluções da ONU relevantes que garantam uma Palestina independente.

A CGTP-IN reafirma a solidariedade com os trabalhadores e o povo Palestiniano, conforme expressa na resolução do último conselho nacional. 
Exigimos que o Estado Português se posicione ao lado da paz em consonância com o direito internacional, as inúmeras resoluções da ONU e o cumprimento da constituição da República Portuguesa. 
Reiteramos a urgência de um cessar-fogo imediato, duradouro e sustentado que cesse a escalada de violência na faixa de Gaza como tem vindo a ser exigido pela Assembleia Geral da ONU, assim como o respeito pelas suas resoluções e o fim da ocupação da Palestina por parte de Israel.

Que se respeite o direito histórico do Povo Palestiniano a construir o seu Estado Independente e soberano com as fronteiras anteriores a 1967 e com a capital em Jerusalém Oriental.

A CGTP-IN tem, com outras organizações, organizado acções de solidariedade que têm decorrido em várias localidades, e lança um forte apelo à participação na acção que hoje decorre em Lisboa, no Martim Moniz, pelas 18h.

INT/CGTP-IN
29.11.2023