É urgente parar a guerra!

É urgente pôr fim ao massacre!

É preciso pôr fim imediato à terrível tragédia na Faixa de Gaza.

A brutal agressão de Israel contra a população palestiniana na Faixa de Gaza, que se acentuou em Outubro, acompanhada por acções violentas e ataques de colonos armados na Cisjordânia e em Jerusalém Leste, já provocou mais de 11 000 mortos e quase 28 000 feridos, entre as quais muitos milhares de crianças.

Devido ao bloqueio imposto por Israel, a Faixa de Gaza continua sem luz elétrica, sem água, sem alimentos, sem medicamentos, sem combustíveis.

Ambulâncias, pessoal médico, hospitais e outras instalações médicas e da Organização das Nações Unidas (ONU), bairros residenciais, caravanas de refugiados, são alvo dos bombardeamentos indiscriminados israelitas.

Muitas dezenas de trabalhadores de apoio humanitário e da ONU, assim como dezenas de jornalistas, foram mortos pelos ataques israelitas.

É preciso parar de imediato a agressão contra a Faixa de Gaza e a expulsão da população palestiniana das suas casas e terra, o que poderá provocar uma ainda maior escalada de guerra no Médio Oriente.

Há que denunciar a profunda hipocrisia dos EUA, da União Europeia e de vários governos de países europeus, que apoiam a política de Israel e dão cobertura aos seus crimes de guerra.

Todas as acções que visem populações são repudiáveis e merecem condenação.

É urgente um cessar-fogo imediato, para pôr fim às mortes, à violência, ao sofrimento, à destruição.

É urgente a ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza, restabelecendo o abastecimento de água e electricidade e permitir a entrada de medicamentos, de alimentos, de combustível.

É preciso calar as armas e trilhar os caminhos da solução política para a questão palestiniana e para a paz no Médio Oriente, o que passa pelo fim da ocupação, dos colonatos, da opressão israelita, e pela garantia dos direitos nacionais do povo palestiniano, como determina o direito internacional, incluindo em inúmeras resoluções da ONU.

No dia 29 de novembro, o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, há que reafirmar, mais que nunca, a exigência da paz no Médio Oriente e do cumprimento dos direitos nacionais do povo palestiniano!

Assim, apelamos à participação de todo o movimento sindical unitário nas acções de solidariedade com o povo Palestiniano, a saber:

- Dia 26 de Novembro, Porto, 15h30, concentração na Praceta da Palestina e desfile até à Praça D. João I

- Dia 28 de Novembro, Évora, 19h, Concentração no Largo Camões

- Dia 29 de Novembro, Lisboa, 18h00, concentração na Praça Martim Moniz.

Pela paz e pelos direitos do povo palestiniano!

É urgente parar a guerra! É urgente pôr fim ao massacre!

Paz no Médio Oriente! Palestina independente!

INT/CGTP-IN
21.11.2023