siriaA CGTP-IN condena os bombardeamentos que os EUA e Israel têm levado a cabo nos últimos dias na República Árabe Síria, desrespeitando o Direito Internacional, a Carta da ONU e a soberania e independência deste país.

A agressão imperialista marca um dos primeiros actos de política externa do novo Presidente dos EUA, Joseph Biden, e da Administração norte-americana em relação à Síria e ao Médio Oriente, persistindo no confronto com a legalidade internacional, incluindo pela ocupação ilegal de territórios sírios e roubo dos seus recursos naturais – ocupação ilegal em que os EUA são secundados por Israel e a Turquia.

Uma agressão que anima os grupos terroristas e procura frustrar o diálogo e os esforços de unidade das forças políticas e sociais sírias, tendo em vista a construção da paz e a salvaguarda da soberania, independência e integridade territorial da Síria.

A CGTP-IN denuncia e condena também as sanções e outras medidas coercivas unilaterais no plano comercial, económico e financeiro impostas à margem do Direito Internacional pelos EUA e a UE, punindo e atentando contra os direitos e condições de vida dos trabalhadores e do povo sírio. E, no quadro do exercício da Presidência do Conselho da UE pelo governo português, insta a que este proponha e defenda o fim imediato das sanções da UE e a sua substituição por medidas correspondentes de reparação dos efeitos causados à Síria e ao seu povo.

A CGTP-IN expressa a sua profunda solidariedade aos trabalhadores sírios e à sua central sindical, a GFTU, e destaca o valioso contributo da heróica resistência patriótica e anti-imperialista na Síria para a defesa da paz e dos direitos e interesses dos trabalhadores de todo o mundo.

INT/CGTP-IN
02.03.2021