tcv.jpgUma delegação do IBJC (Instituto Bento Jesus Caraça), integrada por José Ernesto Cartaxo e Álvaro Cartas, respectivamente, Presidente e Director Executivo do referido Instituto, esteve há poucos dias em Cabo Verde com vista a fazer a apresentação do projecto recentemente assinado entre o IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, o IBJC, uma instituição de formação da CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses) e a UNTC-CS.

PROTOCOLO ASSINADO ENTRE IPAD, IBJC e UNTC-CS

O projecto, que surgiu no contexto da cooperação entre as duas Centrais Sindicais, é co-financiado pelo IPAD e tem como objectivo geral fomentar conhecimentos e competências indispensáveis dos cidadãos e das cidadãs de Cabo Verde, promovendo a sua integração e o seu acesso à sociedade de informação, promover o combate à info-exclusão e contribuir para o reforço e capacitação do movimento sindical de Cabo Verde, através do desenvolvimento de competências dos seus quadros, bem como do reforço das estruturas formativas locais.

Como objectivos específicos, o projecto visa nomeadamente formar formadores, dotar e capacitar a UNTC-CS de meios informáticos (hardware e software) para a formação e gestão sindical, proporcionar a aquisição de competências profissionais, passíveis de certificação, promovendo uma melhor integração dos participantes no mercado de trabalho e dotar o IFAAG (Instituto de formação da UNTC-CS) com um pólo formativo plenamente equipado.