O Dia da Terra assinala-se em mais de 140 países onde se comemora. Tal como há muitos anos os problemas da poluição e da saúde humana continuam a preocupar a humanidade, nomeadamente os trabalhadores nos seus locais de trabalho e de habitação. A sustentabilidade dos recursos, a conservação da vida selvagem e a protecção dos habitats entraram desde então para a agenda política. As preocupações com o aquecimento global, a desflorestação, o destino a dar aos resíduos sólidos urbanos e aos resíduos industriais tóxicos bem como a depleção da camada de ozono foram também ganhando importância para as populações.

No ano que se assinala a biodiversidade é também necessário lembrar que a diminuição da biodiversidade irá afectar a humanidade, que aliás vive nos ecossistemas da Terra. É importante dizer que os problemas da biodiversidade resultam da exploração dos recursos naturais sem olhar à continuidade da existência desses recursos.

As perigosas ameaças aos ecossistemas e à biodiversidade resultam, em boa medida, dos modelos económicos seguidos e das suas prioridades e ao consumismo  sem regras. É um problema complexo que exige a transformação dos próprios sistemas económicos vigentes para um outro modelo de desenvolvimento mais sustentável. Para haver desenvolvimento sustentável tem de haver mais informação e formação e  também um envolvimento dos trabalhadores e não apenas a sua simples audição. Os trabalhadores e os seus representantes estão disponíveis para participarem activamente na resolução dos problemas que afectam os direitos á sobrevivência digna e sustentável erradocação da pobreza e no respeito completo por todas as gentes povoadores e seres vivos do planeta Terra