climaDia 13 de Outubro - Dia Internacional para a consciência do risco e redução das catástrofes, promovido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Neste ano de 2017, apela-se para o cumprimento da meta de reduzir o número de pessoas afectadas pelas catástrofes, até 2030.

São já calculados em 13,9 milhões de pessoas que em cada ano têm de deixar as suas casas devido as várias catástrofes causadas pela natureza, números indicados pela Agência das Nações Unidas para a Redução dos Riscos de Desastres (UNISDR na sigla em inglês).

Em Portugal, num ano em que a seca, o calor e os incêndios florestais afetam de forma extremamente negativa a população, comprometem a produção agrícola, o abastecimento de água e a natureza no seu todo é preciso agir para prevenir as catástrofes.

As catástrofes naturais são muitas vezes potenciadas pela ação humana e as empresas sem escrúpulos: o desordenamento do território, a destruição dos ecossistemas, a alteração da cobertura vegetal natural, a poluição e a alteração da composição da atmosfera originam e aumentam os efeitos das catástrofes.

As catástrofes têm um efeito negativo destruindo vidas humanas, infra-estruturas e empregos. Prevê-se que se não for invertido o rumo se verifiquem cada vez mais eventos climáticos extremos que originam devastações.

O Departamento para o Desenvolvimento Sustentável e do Ambiente da CGTP alerta para a importância de se dar toda a atenção para que se invertam as actividades e comportamentos negativos que dependem da ação humana. A CGTP apela aos trabalhadores e a todas as entidades competentes para agir em prol da prevenção com vista a mitigar as consequências das catástrofes.

A CGTP, através deste departamento, tem refletido sobre vários aspectos ambientais e climáticos e sobre o desenvolvimento sustentável como solução transversal. Neste quadro, promove mais uma ação na próxima quinta feira, dia 19 de Outubro, um SEMINÁRIO sobre Transição Justa para uma Economia de baixo carbono, Economia Verde e Empregos Verdes, que desafios sindicais.

13.10.2017
Departamento para o Desenvolvimento Sustentável da CGTP-IN