O Governo lançou mais um programa de apoio às empresas - o Programa Qualifica On - que visa atribuir financiamento público às empresas quando estas se encontrem em paragem de actividade em razão de reestruturações da organização produtiva que são do seu interesse.

Este apoio dirige-se exclusivamente às empresas, podendo ir até cerca de 3 mil euros/ano por cada trabalhador em formação, e financia não apenas os custos com a formação mas também os custos salariais nos momentos de paragem.

Para o trabalhador não há qualquer previsão ou garantia de que a melhoria das suas qualificações e competências se reflicta na melhoria dos seus salários e carreiras, nem que o aumento da produtividade e competitividade das empresas e da economia alcançado por via deste programa, financiado por apoios públicos, se materialize na redução do tempo de trabalho ou na melhoria das suas condições de trabalho.

O que vemos, mais uma vez, é que são as empresas desde logo as grandes, quem aproveita os resultados das inovações tecnológicas e não quem produz a riqueza, que são os trabalhadores.

A CGTP-IN exige que os trabalhadores vejam o aumento das suas qualificações e competências repercutido na melhoria dos seus salários e carreiras, bem como na redução do tempo de trabalho e melhoria das condições de trabalho.

EMP/CGTP-IN
01.03.2024