ng1928888O CESP leva a cabo, segunda-feira, 10 de Novembro, acções de denúncia em duas lojas do Pingo Doce da cidade de Lisboa que não respeitam os direitos dos trabalhadores e não cumprem o contrato colectivo de trabalho.

O CESP (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal) tem vindo a verificar que o Pingo Doce, em muitas lojas do Distrito de Lisboa, não respeita os direitos dos trabalhadores e não cumpre o contrato colectivo de trabalho, nomeadamente no que se refere à organização dos horários de trabalho e descansos semanais e que, apesar dos protestos dos trabalhadores e da exigência do Sindicato de que sejam cumpridas as normas do CCT, o Pingo Doce não só persiste nestes comportamentos, como ainda pressiona os trabalhadores que "ousaram" protestar.

Para denunciar estas práticas e exigir o cumprimento do CCT e da Lei a Direcção Regional de Lisboa do CESP leva a cabo acções de denúncia em duas lojas da Cidade de Lisboa onde os trabalhadores continuam à espera da resolução das situações denunciadas.

Assim realizam-se acções na próxima 2ª-feira, dia 10 de Novembro:

Às 11 horas na Loja Pingo Doce das Torres da Luz (Rua José Maria Nicolau Lote 11/12C)
Os trabalhadores exigem o respeito pelo contrato colectivo de trabalho no que se refere à organização dos horários de trabalho, sua divulgação com 30 dias de antecedência, respeito pela obrigatória coincidência dos dias de descanso com fins de semana ter que acontecer pelo menos em 5 fins de semana por ano e com 15 Domingos por ano e deverem ser preferencialmente consecutivos.

Às 14,30 horas, na Loja Pingo Doce das Laranjeiras (Rua Abranches Ferrão, Atlanta Park, Edifício Geórgia, Lote 9/10)
Os trabalhadores exigem o cumprimento do CCT na elaboração e divulgação dos horários de trabalho e a reposição da igualdade relativamente ao número de dias de descanso gozados nas semanas de Natal e Ano Novo de 2013, em que muitos trabalhadores foram discriminados tendo tido menos 1 dia de descanso nesse período.