Os trabalhadores dos museus, palácios, monumentos, parques e sítios arqueológicos e fundações públicas, vão estar em greve às horas extraordinárias, a 18 de Maio, data em que se comemora o Dia Mundial dos Museus para exigirem da Secretaria de Estado da Cultura, a negociação das suas relvlndicações.

Fonte: Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais

Estes trabalhadores, há largo tempo que exigem a admissâo de pessoal a titulo permanente, dada a grande insuficiência de efectivos que se regista, só minorada pelo sistemático recurso ao trabalho precário, nomeadamente, aos contratos de emprego de inserção(CEI).

Por outro lado, os sucessivos governos, têm negado a negociação de carreiras específicas neste sector, indispensáveis para o aumento da qualidade dos serviços prestados aos visitantes dos museus, palácios, monumentos, parques e sítios arqueológicos. igual falta de resposta tem havido por parte dos sucessivos governos, relativamente à necessidade de regulamentação dos horários de trabalho, duração de trabalho, dias de descanso semanal e gozo dos feriados, matérias em que os trabalhadores estão fortemente penalizados.

Deste modo, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, decidiu convocar esta greve às horas extraordinárias, no dia 18 de Maio a exemplo do que já aconteceu a 18 de Abril, no Dia internacional dos Monumentos, como forma de protesto pela ausência de disponibilidade da Secretaria de Estado da Cultura, para negociar as reivindicações dos trabalhadores.