Limpeza Urbana da Penha de FrançaCantoneiros da Freguesia não deixaram por mãos alheias a luta que é sua!

A 19 de fevereiro realizou-se a primeira Greve na História da cidade de Lisboa envolvendo trabalhadores da higiene urbana de uma freguesia, neste caso da Penha de França. Os cantoneiros desta Freguesia aderiram em massa à Greve convocada pelo STML, com uma adesão na ordem dos 90%!

O Sindicato saúda os trabalhadores da Penha de França que com enorme coragem, dignidade e determinação souberam dar a resposta que o momento atual exige! Com organização e confiança avançamos e não desarmamos!

Depois da concentração a 9 de novembro, em frente à Sede da Junta, e da manifestação pelas ruas da freguesia a 13 de dezembro, a Greve de 19 de Fevereiro ergueu bem alto as reivindicações dos trabalhadores, nomeadamente sobre o respeito pelo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) em vigor no que concerne a atribuição de um dia de descanso compensatório (folga) pelo trabalho realizado em dia-feriado; e pelo pagamento do suplemento de insalubridade e penosidade (SIP) durante 12 meses.

Relembramos que existe um número crescente de Juntas de Freguesia da cidade, para além da Câmara Municipal de Lisboa, onde estes direitos já estão garantidos junto dos respetivos trabalhadores-cantoneiros.

A luta irá continuar inevitavelmente nas próximas semanas, caso o Executivo da Penha de França não reavalie a sua posição, a todos os níveis incompreensível e como tal inaceitável!

Durante a manhã deste dia de Greve, os trabalhadores percorreram a freguesia distribuindo um comunicado à população onde explicaram as razões e a justeza da luta que travam. A Greve realizada pelos cantoneiros da Freguesia é uma luta que a todos diz respeito! Em defesa dos seus direitos, mas também em defesa de um serviço público de qualidade junto da população deste território.

Fonte: STM