O Executivo PS/LIVRE da Junta da Penha de França persiste em desvalorizar os trabalhadores da limpeza e higiene urbana da freguesia. Perante as suas reivindicações, apresentam inverdades e impedimentos sem qualquer sustento ou justificação. O que reivindicam os cantoneiros da Freguesia?

• Respeito pelo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) em vigor, celebrado entre o seu Sindicato, o STML, e a Junta de Freguesia. Neste momento, a Junta desrespeita o disposto no nº.6 do Art.14 que determina a atribuição de um dia de descanso compensatório (folga) pelo trabalho realizado em dia-feriado.

• Por outro lado, desde 2021 que os suplementos de caráter permanente, como o suplemento de insalubridade e penosidade a que os trabalhadores-cantoneiros têm direito, pode ser pago durante 12 meses, ou seja, incluindo o período de férias dos trabalhadores. A Junta, neste momento, só paga 11 meses.

Relembramos que na cidade de Lisboa, os cantoneiros da CML e de várias Freguesias, já têm estes direitos salvaguardados! Noutras freguesias, negoceiam-se estas mesmas matérias, com boas perspetivas de resolução a curto prazo.

Com argumentos desfasados da atual realidade, o Executivo da Junta insiste em manter uma postura que não defende e não valoriza os direitos de quem trabalha! Insiste e mantém uma posição que, acima de tudo, desrespeita os trabalhadores da Freguesia. São motivos mais do que suficientes para os trabalhadores terem decidido realizar um dia de GREVE a 19 de fevereiro, com presença nas suas instalações localizadas na Avª. Coronel Eduardo Galhardo.

A GREVE que agora se realiza é também uma luta dos habitantes da Penha de França a serviços públicos de qualidade, só possível com trabalhadores respeitados e valorizados.

Fonte: STML

Cantoneiros da Freguesia da Penha de França vão sair à rua em luta pelos seus direitos