TRABALHADORES DOS BARES DOS COMBOIOS ALFA PENDULAR E INTERCIDADES VOLTAM À LUTA E VÃO ESTAR EM GREVE A PARTIR DO PRÓXIMO DIA 10 DE FEVEREIRO

CONCENTRAÇÃO / PIQUETE DE GREVE DOS TRABALHADORES, DIA 10 DE FEVEREIRO, PELAS 11H00, NA ESTAÇÃO DE SANTA APOLÓNIA (ENTRADA PRINCIPAL)

Apesar de problemas reiterados com a concessão do serviço de cafetaria e bar nos comboios de longo curso ao longo dos anos, a CP optou por voltar a concessionar este serviço a privados através de um contrato de milhões assinado em 2023 com a Newrail, recusando internalizar o serviço e integrar os trabalhadores nos seus quadros.

Em 2024 o contrato com a Newrail foi renovado por um período mínimo de 3 meses e um máximo de 6 meses. Em 2023 os valores atribuídos à Newrail tinham como objectivo pagar os salários em atraso aos 130 trabalhadores e normalizar o serviço de cafetaria e bar nos comboios. Para 2024 o valor do contrato manteve-se igual, sendo o aumento significativo da massa salarial dos trabalhadores utilizado como justificação. Os aumentos salariais propostos pela empresa para 2024 ficam muito aquém do necessário para repor o poder de compra dos trabalhadores e valorizar as categorias profissionais. Persistem a falta de condições de trabalho e a ameaça do encerramento do serviço de cafetaria e bar em alguns comboios.

Os trabalhadores dos bares e serviço de bordo dos comboios de longo curso da CP decidiram em Plenário iniciar uma greve por tempo indeterminado com início no próximo dia 10 de fevereiro de 2024.

Os trabalhadores estarão em greve e em luta por:

• x Aumentos salariais dignos;

• x Pelo pagamento do trabalho suplementar;

• x Por melhores condições de trabalho;

• x Pelo cumprimento integral do Acordo de Empresa;

• x Contra o encerramento e restrições dos serviços de cafetaria e bar nos comboios;

Fonte: SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE HOTELARIA, TURISMO, RESTAURANTES E SIMILARES DO SUL

Trabalhadores dos bares dos comboios não desarmam da luta e exigem explicações