Por informações que alguns beneficiários nos fizeram chegar, a Segurança Social começou a pagar neste mês de Fevereiro, as actualizações das pensões do regime especial dos ferroviários da caixa de 1927, assim como os respectivos retroactivos.

Depois de muita insistência, finalmente se faz alguma justiça aos pensionistas deste regime especial que estavam com as pensões congeladas desde 2009.

De acordo com a informação prestada pela Segurança Social aos respectivos beneficiários, as actualizações são as seguintes:

1 de Janeiro de 2021 – 1,9%;

1 de Janeiro de 2022 – 0,9%;

1 de Janeiro de 2023 – 6,1%.

A actualização destas pensões está indexada ao aumento dos salários na CP, pelo que desconhecemos as razões pelas quais o Governo não considerou os anos de 2018 e 2019, anos em que se registaram aumentos na empresa ferroviária, assunto que iremos apresentar a quem vier a ser o novo Secretário de Estado da Segurança Social.

Porque ainda não se verificaram actualizações dos salários dos trabalhadores do activo em 2024, estas pensões ainda não foram actualizadas no corrente ano, esperando nós que após o aumento dos trabalhadores do activo, não passem anos para o governo cumprir aquilo a que está obrigado.

Fonte: Fectrans