LEGISLATIVAS 2024 - Ensino Superior e Investigação
9 de fevereiro - Debate com os partidos
(17:00 horas - Auditório Sedas Nunes – Instituto Ciências Sociais)

– com transmissão em direto em https://youtu.be/JhlhWaE96Cg

A FENPROF realiza amanhã, 9 de fevereiro, pelas 17 horas, no Auditório Sedas Nunes do Instituto de Ciências Sociais (ICS), em Lisboa, um debate com representantes dos partidos políticos candidatos à Assembleia da República nas eleições legislativas de 10 de março.

Depois do debate realizado no passado dia 2 de fevereiro sobre aspetos gerais da profissão e da Educação, com incidência nos relativos à educação pré-escolar, ensinos básico e secundário, público e privado, chega agora a vez de olhar com atenção para o ensino superior (universitário e politécnico) e para a investigação e a Ciência.

Este debate será de acesso livre e tem como objetivo conhecer as políticas que os partidos se propõem levar a cabo na próxima legislatura para resolver os principais problemas que afetam os trabalhadores do Ensino Superior e da Investigação científica.

Entre as matérias que têm feito parte da agenda reivindicativa da FENPROF, será dada especial relevância à necessária revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), ao problema do subfinanciamento do sector, às urgentes medidas supressoras da precariedade que afeta enormemente tanto os docentes como os investigadores e demais trabalhadores científicos, à valorização das carreiras, completamente subvertidas pelo exíguo número de concursos abertos para promoção às categorias de topo e por regimes de avaliação fortemente penalizadoras para a progressão nas carreiras, à necessária atualização da carreira de investigação científica e à desregulação do sector particular e cooperativo.

Fonte: Sindicato dos Professores da Região Centro

FENPROF organiza debate com os partidos sobre ensino superior investigação e a Ciência