O CESP apresentou à Direcção da DHL uma proposta de 15% de aumento na tabela salarial, garantindo no mínimo um aumento de 150€ para cada trabalhador,
de modo a permitir melhores condições aos trabalhadores e com vista à recuperação do poder de compra.

É entendimento dos trabalhadores e do CESP/Sindicato que uma regulação clara das condições de trabalho para todos trabalhadores seria a melhor solução – quer para os trabalhadores, quer para a DHL.

A Direcção da DHL, todavia, desvaloriza a negociação de um instrumento de regulamentação colectiva de trabalho, como um Acordo de Empresa.

A Direcção da DHL, na resposta que nos dá, não propõe qualquer aumento salarial para o ano de 2024, mesmo tendo perfeito conhecimento que os trabalhadores perderam poder de compra – graças ao valor da inflação, e ao aumento das rendas e das taxas de juro. Ao escolher manter os salários tão baixos (a maioria dos trabalhadores auferem pouco mais que o salário mínimo nacional), a DHL escolhe continuar a desvalorizar as carreiras dos trabalhadores!

A DHL também escolhe manter o seu modelo de organização do tempo de trabalho, que não permite a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar!

Não regulando condições mínimas de trabalho (retribuição, organização do trabalho, progressão na carreira) e não apresentando propostas dignas
de aumentos de salário e condições de trabalho, a Direcção da DHL está a criar uma conjuntura que promove o conflito e a instabilidade, que não
beneficia nem os trabalhadores nem a própria DHL.

Exigimos que a Direcção da DHL apresente uma proposta séria e clara de aumentos salariais para todos os trabalhadores e que repense a possibilidade  e necessidade de regular as condições de trabalho através de instrumento colectivo próprio!

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal