Restaurante O Lagar encerrou se comunicar aos trabalhadoresTRABALHADORES DO RESTAURANTE O LAGAR, EM OLHÃO, CONFRONTADOS COM O ENCERRAMENTO DO ESTABELECIMENTO

A gerência do Restaurante O Lagar, sito na freguesia de Pechão, concelho de Olhão, decidiu encerrar o estabelecimento mo passado dia 15 sem qualquer comunicação ou aviso prévio, deixando os trabalhadores ao abandono, violando desta forma a alínea b) do n.º 1 do artigo 129.º do Código do Trabalho e a jurisprudência, que consagra o direito dos trabalhadores à ocupação efectiva do seu posto de trabalho. Os trabalhadores foram confrontados com a porta fechada e um papel colocado no vidro da porta principal do estabelecimento a dizer "Fechado para Férias".

O Sindicato da Hotelaria do Algarve está a acompanhar a situação e a dar apoio aos trabalhadores que continuam a apresentar-se diariamente no local disponíveis para desempenhar as suas funções.

O sindicato repudia esta atitude de quem tem o dever de acautelar os direitos dos trabalhadores e exige que a gerência do restaurante respeite os direitos dos mesmos. O sindicato vai pedir a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho na tentativa de regularizar a situação destes trabalhadores e recuperar os postos de trabalho.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve