SITE Norte marcou presença na jornada de luta do GMGCom associados na gráfica Naveprinter e nos jornais JN e O Jogo, o SITE Norte participou activamente na grande jornada de luta, ontem, no Porto, pelo pagamento dos salários e do subsídio de Natal, em atraso, e pela defesa do emprego no Global Media Group.

Em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas e o Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT/CGTP-IN), o SITE Norte convocou greve para ontem, a qual registou muito forte adesão em todas as empresas do grupo. Foi nítido o impacto, pois não foram actualizados os sites e as redes sociais dos órgãos que o GMG detém (JN, DN, TSF, O Jogo, Dinheiro Vivo, Notícias Magazine, Delas, N-TV, Motor24, Men's Health, Women's Health e Açoriano Oriental).

Na Naveprinter, que imprime os jornais do grupo, a adesão à greve levou à paragem da produção. O SITE Norte, que tem forte implantação na empresa, denunciou, como violação patronal da lei da greve, a contratação de uma gráfica externa. Hoje, contudo, os jornais não tiveram edições impressas, já que as redacções estiveram ontem paradas.

A acção do SITE Norte foi igualmente em defesa dos 14 trabalhadores gráficos seus associados, que trabalham no JN e no Jogo.

Durante o dia de greve, realizaram-se concentrações de gráficos, jornalistas e outros trabalhadores, nas quais se fizeram ouvir várias mensagens de solidariedade.

Em Lisboa, uma primeira concentração teve lugar junto da Assembleia da República, enquanto o ministro da Cultura prestava declarações, na Comissão que acompanha a comunicação social. De tarde, ocorreu outra concentração perto das Torres de Lisboa, onde o GMG tem a sua sede. Aqui esteve uma delegação da CGTP-IN, com a secretária-geral, Isabel Camarinha.

No Porto, teve lugar uma primeira concentração, de manhã, junto da sede do Jornal de Notícias. De tarde, os trabalhadores reuniram-se perto da sede histórica do JN e, depois, em frente à Câmara Municipal do Porto. Aqui intervieram, entre outros, os coordenadores do SITE Norte e da União dos Sindicatos do Porto (que apelou à participação solidária do movimento sindical unitário neste acto, como se verificou).

Fonte: FIEQUIMETAL