NESTE PERÍODO DIFÍCIL DE INCÊNDIOS QUE ASSOLA O PAÍS

STAL saúda o sentido de missão, coragem e sacrifício dos bombeiros portugueses

O STAL enaltece a competência e determinação dos bombeiros portugueses neste quadro particularmente difícil das operações de combate aos incêndios, e defende o reconhecimento efectivo do trabalho prestado ao longo de todo o ano, bem como a sua dignificação e valorização da profissão, das carreiras e das condições de trabalho.

O STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local manifesta a sua solidariedade para com as populações atingidas pelos violentos incêndios que continuam a fustigar o nosso país e um profundo pesar pelas vítimas mortais, endereçando sinceras condolências aos seus familiares.

O Sindicato saúda todos os bombeiros portugueses, cujo sentido de missão, coragem e sacrifício é reconhecido e é inquestionável para todos, sobretudo neste período particularmente difícil de combate aos numerosos incêndios rurais e urbanos que assolam o País – segundo o ICN, até 15 de Julho, a área ardida em Portugal é a maior desde 2017 –, fazendo-o de forma altruísta e muitas vezes heróica, ao mesmo tempo que continuam a dar resposta às imensas solicitações de emergência pré-hospitalar, socorro e resgate de vítimas de acidentes rodoviários, transporte de doentes não urgentes e socorro das pessoas, prestando, ainda, outros serviços relevantes para as populações.

O STAL saúda todos os Bombeiros Portugueses que, no quadro de operações de combate aos incêndios com coragem, competência e determinação, afirmam, defendem e exigem o reconhecimento efectivo do trabalho prestado ao longo de todo o ano, assim como a dignificação e valorização da profissão, das carreiras e das condições de trabalho, nomeadamente melhores salários e horários dignos.

O Sindicato saúda ainda, de forma muito particular, os bombeiros que são vitimados no exercício da sua missão.

O STAL reafirma a necessidade urgente e inadiável de reexame das políticas de prevenção e combate aos incêndios e à tomada de medidas urgentes de protecção civil, que garantam a segurança das populações e dos operacionais, e destaca o reconhecido e inquestionável o espírito e o papel dos bombeiros portugueses, sejam sapadores bombeiros, sapadores florestais, bombeiros profissionais das AHBV ou bombeiros voluntários, que estão na primeira linha de resposta em situações de crise, sendo eles o principal pilar do sistema de Protecção Civil em Portugal.

Fonte: STAL