Greve Nacional dos Trabalhadores da Saúde

1 de Julho DE 2022

Os trabalhadores da Saúde irão estar em greve no próximo dia 1 de Julho, para exigirem a abertura dos processos negociais, melhores condições de trabalho, a dignificação e valorização profissional, a justa contagem do tempo de serviço e a admissão de mais trabalhadores.

No passado mês de Abril, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, reuniu com a Ministra da Saúde e com os restantes membros do Gabinete, a quem apresentou o conjunto de reivindicações que se mantém e que não tem sido objecto de satisfação por parte dos sucessivos Governos, e reforçou a necessidade de se iniciar o processo negocial do mesmo.

Tanto a Ministra como a Secretária de Estado, referiram ter conhecimento do conjunto das reivindicações e comprometeram-se a agendar durante o mês de Maio uma reunião para dar início ao processo negocial. Mas mais uma vez, tal não se concretizou. Perante este novo “esquecimento”, a FNSTFPS e os trabalhadores da Saúde não vão permitir que se replique nesta legislatura o mesmo que aconteceu nas anteriores, muitas promessas e nenhuma acção para a resolução dos problemas e das suas reivindicações.

Há 14 anos que os trabalhadores lutam por uma carreira específica para os Auxiliares de Acção Médica, integrados numa carreira geral que não traduz em nada a especificidade das suas funções; há 4 anos que lutam pela aplicação na íntegra do ACT das carreiras Gerais e que lutam pela celebração de um ACT para as carreiras não revistas.

E lutam igualmente há muitos anos pela contratação de trabalhadores que supram as necessidades dos serviços e organismos; pelo fim do trabalho precário; pela abertura de procedimentos concursais de promoção e de integração; pela correcta contagem dos pontos aos TSDT, considerando o estatuto da carreira; e, a conclusão do processo da avaliação do desempenho.

Durante todo este tempo as justas reivindicações dos trabalhadores foram sistematicamente preteridas e adiadas, por opção política dos sucessivos Governos e por isso estão cansados de esperar pela satisfação das suas reivindicações. Ano após ano as promessas de solução sucedem-se e os problemas dos trabalhadores aumentam e agravam-se.

Daí a a convocação pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, desta greve nacional dos trabalhadores da Saúde que decorrerá pelas 24 horas do próximo dia 1 de Julho, em todo o País.

Fonte: Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais