EmTempoPandemiaAOS TRABALHADORES DA CARRIS

É POSSÍVEL E NECESSÁRIO AVANÇAR MAIS NOS SALÁRIOS!

Na reunião realizada no dia 3 de março, o C.A. admitiu passar de 10 para 15 € o aumento salarial mensal. Uma atualização insuficiente, feita à custa de “trocas e baldrocas” com a retirada de matérias, antes aceites pelo C.A.

Na prática a proposta corresponde a 50 cêntimos diários. Ou seja, metade do aumento do salário mínimo nacional. Pouco, muito pouco para uma administração que diz ter os trabalhadores no “coração” para trabalhar e depois os trata com os “pés” quando chega a altura de os aumentar.

Não reclamamos “este e outro mundo”, mas não aceitamos que a política salarial do C.A. empurre paulatinamente o nosso salário base para o salário mínimo nacional. Uma situação inadmissível, considerando as competências profissionais dos trabalhadores da Carris e o serviço publico que prestam.

A vida já demonstrou que vale a pena reivindicar e acreditar naquilo a que temos direito. A indignação dos trabalhadores obrigou o C.A. a passar de um aumento zero para os 15 €. A reafirmação da nossa insatisfação será determinante para forçar a administração a assumir o aumento significativo dos nossos salários.

Neste contexto informamos que o C.A., comprometeu-se ainda a dar uma resposta sobre a hipótese da entrada simultânea do novo sistema de folgas rotativas em janeiro de 2023.

Para além destas, há outras questões que justificam o aprofundamento da discussão com vista a uma solução. Falamos das 35 horas e do faseamento da redução da jornada diária para as sete horas, assim como da implementação do passe gratuito para toda a área metropolitana de Lisboa.

Por último o STRUP considera que é tempo do C.A. perspetivar a testagem regular e insistir, junto da DGS para assegurar a vacinação dos trabalhadores contra o Covid 19. Neste quadro informamos que, como o nosso Sindicato defende, o C.A. comprometeu-se a atribuir a majoração dos 5 dias de férias aos trabalhadores sujeitos a confinamento e com baixa por situações de Covid 19. A hora é de juntar vontades para dar força às reivindicações por melhores condições de vida e de trabalho!

Contamos contigo, tal como podes contar com o STRUP!

Comunicado STRUP/FECTRANS