15h 2 O CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, organizou um protesto em frente às instalações da Dialectus. Foram cerca de 40 os ex-trabalhadores que ontem, dia 2 de Setembro, exigiram o seu direito fundamental de remuneração pelo trabalho.
As dívidas desta empresa relativas aos trabalhadores presentes no protesto, situam-se entre os 2.000 e os 20.000 euros. Em alguns casos, os trabalhadores estão há mais de 2 anos para receber.

O CENA tem tido conhecimento de mais situações de incumprimento, e devido à onda de testemunhos e de mensagens de apoio que chegaram durante os últimos dias, decidiu, em conjunto com estes ex-trabalhadores, convocar nova concentração para o dia 16 de Setembro, às 15h, no mesmo local.

Esta nova acção é também necessária porque, durante a concentração, foi contactada a proprietária da empresa e tentado que esta recebesse o Sindicato e alguns dos ex-trabalhadores presentes. Mas a resposta foi um rotundo "não", demonstrando mais uma vez que da parte da Dialectus não há vontade para resolver o problema. A empresa falhou no cumprimento de vários acordos de pagamento celebrados com os trabalhadores. Os representantes da empresa não compareceram nas sessões dos processos que já decorrem em Tribunal. Estes dois factos são mais duas provas irrefutáveis dessa falta de vontade.

Há casos em que os processos judiciais já foram ganhos pelos trabalhadores e, até hoje, a Dialectus ainda não pagou um cêntimo do montante devido.

Está criada uma plataforma de denúncia da situação que se vive na Dialectus e que contará com os testemunhos que forem chegando ao Sindicato. Já ontem, durante a acção, foram recolhidos testemunhos filmados (link).

No caso dos trabalhadores que tinham um contrato de trabalho com a empresa, há incumprimentos de vários meses de salários e subsídios não pagos. Alguns destes trabalhadores, ao pedirem o subsídio de desemprego depois de se terem despedido com justa causa, descobriram que a Dialectus continuava a declará-los como seus trabalhadores e a fazer os descontos para a Segurança Social.


Dos 40 trabalhadores presentes no protesto, vários trabalharam em regime de prestação de serviços, recibos verdes, para a Dialectus. Este conjunto de trabalhadores viu-se numa situação ainda mais complexa, dado que a precariedade do seu vínculo laboral torna mais difícil a reivindicação dos seus direitos e, só por si, retira-lhes uma série de direitos laborais e sociais.

Durante a concentração de ontem, fez-se um "minuto-a-minuto" no site e página de Facebook do sindicato (links no final do texto).

No sector das dobragens, locuções e traduções, este não é caso único. Infelizmente é comum, e não apenas de agora, este tipo de comportamento por parte de várias empresas. Hoje a Dialectus é só a face mais visível deste problema.

Não pode ser normal, não pode ser aceitável.

Ligações

· Vídeo com testemunhos

· Plataforma Dialectus

· Imagens da concentração de ontem

FONTE: CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual