O Sindicato dos Trabalhadores na indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul vai realizar acção pública de protesto e denúncia sobre os principais problemas do sector da Hotelaria e Turismo, no próximo dia 27 de Janeiro entre as 10:00 e 12:30 horas, em frente à sede da Associação da Hotelaria de Portugal — AHP, na Av. Duque D'Avila, 75, em Lisboa.

Há um bloqueio e um boicote praticamente total pela AHP, ao direito à contratação colectiva, apoiados pelos diversos governos desde que a lei, criada pelos Governos de José Sócrates do PS e agravada nos governos de Passos Coelho do PSD/CDS, prevê a caducidade das convenções colectivas de trabalho, sem que ❑ actual Governos PS de António Costa solucionasse definitivamente esta questão, antes pelo contrário suspendeu por 24 meses a norma.

Em geral, ❑ patronato recusa quaisquer revisões se tal não tiver como contrapartida a cedência total dos direitos dos trabalhadores, como exemplo podemos salientar a aplicação do banco de horas, flexibilidade horaria, retirar a alimentação em espécie um direito histórico no sector, cujos salários não são negociados há mais de 10 anos.

A situação que se vive nos locais de trabalho tem afastado os profissionais do sector, não é atractivo para os que pensam fazer carreira na Hotelaria e Turismo em Portugal, não há valorização da profissão das categorias profissionais, assentando cada vez mais na precariedade laborai, baixos salários a falta de autoridade inspectiva e de regulamentação do sector, em troca de produzir riqueza e lucros avultados para o Patronato, com a agravante de não conseguirem conciliar o trabalho com a vida familiar.

Acção de Protesto e Denuncia dos Trabalhadores da Hotelaria 10:00/12:30, contra a
eventual Caducidade do Contracto Colectivo de Trabalho, pelo pagamento do
trabalho suplementar e aplicação dos direitos do CCT suspensos pela Troika no
Sector da Hotelaria desde 2014

Os Trabalhadores do sector, irão fazer chegar, após aprovação, uma moção com as principais reivindicações que posteriormente irá ser entregue na AHP, na Rua Duque D'Ávila, n° 75, a principal associação patronal do sector, pelo que convidamos desde já esse órgão de comunicação social a estar presente.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores na indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul