Interferencia da empresa Izidoro nas liberdades da atividade sindicalO Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Alimentar agendou no dia 11 de janeiro plenários com os trabalhadores da empresa Izidoro, do grupo Montalva, para a manhã do dia 21 de janeiro. Porém, na véspera da realização destes plenários, o S.T.I.A.C. é notificado pela empresa, por volta das 17h30 — a menos de 24 horas do exercício sindical —, da desmarcação dos plenários.

É de notar que a luta por salários dignos, pelo emprego pleno e pela qualidade de vida ganhou no dia 21 de janeiro mais uma prova da sua urgência e importância, quando o dirigente sindical Marcos Rebocho se viu injustificadamente proibido de entrar na empresa com o objetivo de mobilizar os trabalhadores aos plenários assinalados, observando-se nitidamente a violação de artigos constitucionais e inscritos no Código de Trabalho.

Antes da chegada do ACT, exaltou-se novamente o caráter autoritário e intimidatório da empresa que apressadamente lançou o medo com possíveis represálias a quem, do ponto de vista constitucional, exercesse os seus direitos, demonstrando uma postura antidemocrática, opressiva e limitadora das liberdades do Sindicato e dos trabalhadores.

O STIAC agendou novos plenários para o próximo dia 26 de janeiro nas instalações da empresa.

As empresas não podem limitar o direito á reunião entre os trabalhadores e os seus representantes.

Fonte: SINTAB