Os trabalhadores do entreposto de Torres Novas vão avançar para a greve no dia 3 de Dezembro

O LIDL não está a assegurar aos trabalhadores dos Armazéns Frigoríficos condições de segurança e saúde em todos os aspectos relacionados com o trabalho, aplicando as medidas necessárias tendo em conta os princípios gerais de prevenção.

Os trabalhadores das secções dos frescos (frio positivo) e das secções de congelados (frio negativo), na sua maioria não dispõem de condições de conforto térmico adequadas à natureza das tarefas realizadas e ao esforço físico exigido na sua execução, nomeadamente:

Quando o trabalho nas instalações frigoríficas tiver uma certa permanência, deverá haver câmara intermédia, com ar condicionado, onde os trabalhadores possam reaquecer-se e tomar bebidas e alimentos quentes;

Sempre que os trabalhadores estejam submetidos a temperaturas baixas em consequência das condições do ambiente de trabalho, devem ser lhes facultadas mais pausas no horário de trabalho ou reduzida a duração deste;

O piso das secções de frio deve ser revestido de material antiderrapante, que deve ser limpo periodicamente afim de evitar acumulação de água e gelo.

O trabalho no frio, seja ele positivo ou negativo, é extremamente penoso para os trabalhadores com repercussões na sua saúde, diminuindo a sua duração no mundo do trabalho devido ao desgaste acrescido. Isto acarreta doenças profissionais e problemas no seio familiar.

Os trabalhadores não aceitam que a sua segurança e a sua saúde sejam postas em causa e tudo farão para garantir condições de trabalho dignas e seguras.

É urgente reconhecer e compensar a exposição ao risco de trabalhar em temperatura controlada

Exigimos melhores condições de trabalho, que garantam a diminuição dessa mesma penosidade, aliado a um subsídio pela stress causado pelo trabalhador estar sujeito a essa mesma penosidade e risco, independentemente, das medidas que a empresa possa vir a tomar para diminuir o referido risco.

O CESP e os Trabalhadores exigem que o LIDL reconheça as condições de risco a que estão sujeitos os trabalhadores no desempenho de funções essenciais à empresa através:

Atribuição de um subsídio a todos os trabalhadores que trabalham em temperaturas controladas.

É urgente reconhecer e compensar a exposição ao risco de trabalhar em temperaturas controladas.

Estes trabalhadores continuam a assegurar serviços indispensáveis à empresa, expondo-se a riscos acrescidos sem qualquer tipo de compensação.

O CESP exige que estes trabalhadores devem auferir uma compensação suplementar por trabalhar nestas condições.

É também necessário reduzir o tempo de exposição, através da redução do horário de trabalho.

Estas reivindicações constam no Caderno Reivindicativo e já foram entregues à empresa.

O CESP aguarda resposta da empresa.

A saúde dos trabalhadores é um valor supremo.

Por isso deve ser uma preocupação não só do Sindicato, mas também do LIDL.

É fundamental que todos os trabalhadores estejam unidos e juntem forças para verem as reivindicações alcançadas!