Trabalhadores de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estarão em Greve de 24 horas no próximo dia 19 de novembro e irão concentrar-se no Largo Trindade Coelho, em Lisboa, pelas 11 horas

Os trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vão estar em greve no próximo dia 19 de novembro para exigir o descongelamento das progressões nas carreiras, suspensas desde 2019.

Em 16 de novembro 2020, o Provedor da SCML chegou a assumir o compromisso de garantir a progressão dos trabalhadores imediatamente a seguir à conclusão do processo avaliativo. No entanto, um ano mais tarde, a comissão negociadora sindical foi surpreendida com a comunicação da Direção de Recursos Humanos de que a SCML decidiu não proceder à progressão ordinária dos trabalhadores, designadamente as correspondentes a 2020 e 2021.

Recorde-se que a Santa Casa conseguiu fazer face e corresponder a todas as solicitações provocadas pelo contexto pandémico graças ao esforço, empenho e resiliência dos seus trabalhadores. Na verdade, foram estes trabalhadores que, em detrimento das suas vidas pessoais e familiares, foram o rosto da missão da Santa Casa, tendo o próprio Provedor reconhecido, sem hesitação, que a progressão na carreira constitui um direito dos trabalhadores.

Perante a recusa da SCML em rever a sua política salarial e a tentativa de reduzir direitos consagrados nos Acordos de Empresa, não resta alternativa aos trabalhadores senão o recurso à greve na exigência de:

· Progressão nas carreiras;

· Melhores salários;

· Respeito pelo seu trabalho, esforço e empenho em prol dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Fonte: SPGL