A Uniself, S. A. explora o serviço de refeições das cantinas escolares EB 2,3 e Secundárias da DGEST.

A empresa não cumpre o quadro mínimo de densidades, as cargas horárias e categorias profissionais previstas no Caderno de Encargos.

O Ministério da Educação não fiscaliza o cumprimento do Caderno de Encargos.

Os trabalhadores das cantinas escolares estão sujeitos a ritmos de trabalho intensos que põem em causa a segurança e saúde dos trabalhadores e a qualidade e segurança alimentar.

Assim, neste ano letivo, têm vindo a ser emitidos pré-aviso de greve cantina a cantina para exigir melhores condições de vida e de trabalho.

Amanhã realiza-se uma greve na cantina da Escola Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão para exigir o aumento do quadro de pessoal, o aumento da carga horária dos trabalhadores (há trabalhadores a trabalhar 2 horas por dia), o respeito pelas categorias profissionais e melhores condições de vida e de trabalho.

A greve tem início às 8 horas e pelas 8:30 horas será dada uma conferência de Imprensa no local para denunciar publicamente a situação.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte