Acordo CESP CNIS Confederação Nacional das Instituições de SolidariedadeOs novos salários dos trabalhadores de IPSS’s - Instituições Particulares de Solidariedade Social terão retroativos a 1 de Julho, conforme o acordo firmado entre o CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal e a CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.

O sindicato divulgou também que o processo negocial para revisão dos salários em 2021 vai iniciar-se de imediato, não apenas para garantir a todos os trabalhadores a subida de escalão, mas também para que os novos salários tenham vigência já em Janeiro.

Texto da Folha Sindical do CESP para os Trabalhadores das IPSS:

Novos salários para todos os Trabalhadores de IPSS’s
Acordo, entre o CESP e a CNIS, entra em vigor a 1 de Julho de 2020

Foi dado o primeiro passo para valorização da carreira profissional dos ajudantes de acção directa, com criação do “ajudante de acção directa principal” enquadrado no nível 11 da Tabela Salarial.

Em Janeiro de 2021, serão integrados neste nível salarial os ajudantes de acção directa de 1ª que estejam há 5 ou mais anos nessa categoria profissional e que sejam detentores do certificado de formação profissional de nível 2 (Assistente familiar e de apoio à comunidade ou Geriatria).

As condições de promoção de todos os restantes ajudantes de acção directa, a ajudante de acção directa principal, serão discutidas na revisão do CCT para 2021.

Da mesma forma, será discutido o enquadramento remuneratório destes trabalhadores, já que a “promoção” de 6€ não é, verdadeiramente, valorizadora da exigência da função desempenhada.

Os retroactivos terão de ser pagos em duas prestações mensais iguais.

O processo negocial para revisão dos salários para 2021 vai iniciar-se de imediato, não apenas para garantir a todos os trabalhadores a subida de escalão a principal sem norma travão, mas também, para que os novos salários tenham vigência a Janeiro.

A luta pela valorização das carreiras profissionais e dos salários tem de continuar.

Portaria de Extensão

Para garantir a aplicação dos salários e direitos a todos os trabalhadores, vai ser requerida a Portaria de Extensão aos Serviços do Ministério do Trabalho.