IPSS e MisericórdiasContra a degradação salarial e desvalorização profissional dos trabalhadores das IPSS, fruto da política de baixos salários praticada pelas entidades empregadoras com o aval dos sucessivos governos, a FNSTFPS - Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, vai realizar uma concentração de dirigentes, delegados sindicais e trabalhadores, junto do Ministério do Trabalho, na Praça de Londres, em Lisboa, no próximo dia 23 Setembro às 15:00 horas.

Comunicado da FNSTFPS aos trabalhadores das IPSS

NÃO AOS SALÁRIOS DE MISÉRIA
EXIGIMOS CONDIÇÕES DE TRABALHO DIGNAS

A Federação e os seus sindicatos, têm vindo ao longo dos tempos a defender e a demonstrar que os trabalhadores do Sector Social, independentemente da valência ou área de actuação são trabalhadores indispensáveis que exercem funções sociais e, contribuem com a sua actividade laboral diária para o bem estar, segurança e equilíbrio dos indivíduos, das comunidades e das populações mais frágeis e vulneráveis.

Se dúvidas houvesse, nesta nossa assumpção, os últimos meses demonstraram bem a importância e o valor que a sua actividade profissional tem na defesa e salvaguarda da vida, da saúde e do bem estar das populações.

Foram considerados trabalhadores essenciais, mereceram louvores, palavras de apreço e reconhecimento por parte da população e de Governantes, mas tudo não passou de meros actos simbólicos e de oportunidades mediáticas.

Logo na primeira reunião de negociação a CNIS, recusou categoricamente a actualização de outras matérias pecuniárias propostas pela FNSTFPS, como seja: diuturnidades; abono para falhas e compensação de refeição.

Simultaneamente e no concreto, a valorização e a actualização salarial, continua a ser-lhes negada por parte dos empregadores como ficou bem demonstrado na ultima reunião de negociação com a CNIS, onde esta manteve a sua proposta de tabela salarial, a qual é manifestamente insuficiente, apresentando para alguns níveis da tabela actualizações de 4€ e 7€, facto que mantém muitos trabalhadores com salários muito próximo do salário mínimo nacional.

Ano após ano, e durante mais de metade do ano os trabalhadores das IPSS vêem os seus salários serem “ultrapassados” pelo RMMG (salário mínimo), pelo que é urgente que esta situação seja invertida. A actualização anual do RMMG é uma obrigação das Entidades Empregadoras, tal não é nem pode, ser considerado como valorização salarial.

Os acordos de cooperação celebrados entre a CNIS e o Estado são actualizados anualmente para que as instituições possam cumprir com esta obrigação, pelo que os trabalhadores não podem continuar à mercê das boas vontades de cada um. São profissionais com direitos que têm que ser respeitados.

Os trabalhadores das IPSS, não podem continuar a ser objecto de um processo meticuloso de exploração, degradação salarial e desvalorização profissional, fruto da política de baixos salários praticada pelas entidades empregadoras com o aval dos sucessivos governos.

A FNSTFPS, e os seus Sindicatos continuarão a apoiar os trabalhadores nas suas justas reivindicações e irão continuar a lutar ao seu lado por mais e melhores direitos e pela sua valorização profissional.

O Governo tem responsabilidades neste processo que não pode ignorar. Não pode ser apenas entidade financiadora das IPSS, ignorando a injustiça social dos baixos salários e das deficientes condições de trabalho.

Por isso, no próximo dia 23 Setembro às 15:00 horas, iremos dar continuidade à luta, com uma CONCENTRAÇÃO DE DIRIGENTES, DELEGADOS SINDICAIS E TRABALHADORES, junto do Ministério do Trabalho, na Praça de Londres, em Lisboa.

VEM DAR VOZ AO TEU DESCONTENTAMENTO E LUTAR POR AUMENTOS SALARIAIS DIGNOS!

POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO!

PELA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL!