rn12Os trabalhadores dos Registos e Notariado irão estar em greve na próxima semana contra a imposição pelo Governo, do novo regime de remunerações, aprovado na sua versão final no passado dia 25 de Julho, numa declarada imposição do modelo e conteúdos das remunerações representando uma desvalorização do posicionamento relativo e absoluto daquelas.

O Governo fez tábua rasa às contrapropostas da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, aquando da negociação deste novo estatuto remuneratório dos trabalhadores das carreiras especiais de conservador e de oficial de registos.

Em causa, está o princípio do trabalho igual, salário igual, que o projeto final viola e apesar de a Federação ter denunciado este facto, em reunião realizada no Ministério da Justiça, a 23 de Julho, o Governo, ainda assim, aprovou-o a 25 de Julho.

Os trabalhadores dos Registos e Notariado, já de si descontentes com a revisão de carreiras operada, já que não contemplou diversas propostas que na realidade valorizavam o seu estatuto profissional, aprofundaram o seu descontentamento, com a aprovação, nos termos acima referidos, o regime remuneratório das novas carreiras.

Daí estar convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais uma greve nacional dos trabalhadores dos Registos e do Notariado, incluindo aqueles que prestam serviço nas Lojas do Cidadão, para os próximos dias 12, 13, 14, 16 e 17 de Agosto, das 00.00 às 24.00 horas de cada um desses dias, com o objectivo de exigir do Governo:

- DIREITO À NEGOCIAÇÃO COLECTIVA DO REGIME DE REMUNERAÇÕES;
- VALORIZAÇÃO DAS CARREIRAS PROFISSIONAIS E MELHORES SALÁRIOS;
- INTEGRAÇÃO DOS TRABALHADORES DO DIC NAS CARREIRAS DOS REGISTOS;
- MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO.