SEP FORUM 16DEZ cover site 873x400Os enfermeiros vão debater a revisão da carreira de enfermagem num encontro nacional que o SEP - Sindicato dos Enfermeiros Portugueses vai realizar no próximo dia 16 de Dezembro, em Lisboa.

A atual carreira dos enfermeiros foi construída em 2004, entre outros aspectos, na consideração da crescente ampliação da gestão empresarial das instituições empregadoras de enfermeiros e sob o paradigma da aquisição e desenvolvimento de competências, fruto do que se previa vir a ser o novo modelo de desenvolvimento profissional aprovado pela Ordem dos Enfermeiros (que não se concretizou).

Esta carreira submeteu-se às regras que a Lei Quadro da Administração Pública impunha à data e que ainda hoje vigoram.

Nos últimos 13 anos, fruto de imposições alheias à profissão, os enfermeiros nunca se “apropriaram” da sua carreira, afirmando mesmo que não existe.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses já tinha anunciado que em 2018 iria discutir com os enfermeiros uma nova proposta de Carreira. A vontade dos enfermeiros determinou que esse tempo fosse antecipado e a sua negociação inicia-se já em janeiro.

Porque “uma carreira” significa o “desenvolvimento profissional” de cada um e da própria profissão, todos os enfermeiros são chamados a construí-la.

FONTE SEP