taxis fA FECTRANS Federação dos Sindicatos dos Transportes está a promover negociação com as organizações patronais do sector do Táxi – ANTRAL e FPT – na base das quais vai apresentar um caderno reivindicativo que contempla a tabela salarial, constituída por um valor fixo garantido e por um valor variável, em função das receitas, o subsídio de refeição diário, acrescido de subsídio de pequeno-almoço em regras a definir, o pagamento de trabalho nocturno e o pagamento de trabalho extraordinário para além do período normal de trabalho diário, que actualmente deve ser de 8 horas.

O sector do táxi, tal como os das plataformas digitais (Cabify e Uber) e também os “ tuk - tuks”, etc. caracterizam-se por relações de trabalho desregulamentadas, muitas vezes ilegais, em que os patrões fogem a cumprir as suas obrigações, transferindo para os trabalhadores toda a pressão da concorrência selvagem e desleal que existe.

FONTE: FECTRANS