alfeiteO STEFFAs – Sindicato dos Trabalhadores Civis das Forças Armadas, Estabelecimentos Fabris e Empresas de Defesa, emitiu um pré-aviso de greve de 24 horas para a jornada de luta de 27 de Outubro, convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, que abrange todas as entidades do sector da defesa nacional, incluindo as do Sector Empresarial do Estado. Os trabalhadores do Arsenal do Alfeite vão por isso estar em greve na sexta-feira – uma luta para a qual existem, para os trabalhadores deste estaleiro, motivos acrescidos.

A proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2018, apresentada pelo Governo na Assembleia da República não liberta completamente o sector público dos garrotes impostos há anos pelas troikas e prevê que continuem a existir restrições orçamentais, plafonds e necessidade de autorizações superiores para gastos, admissões, etc. – precisamente o problema que coloca uma corda na garganta aos aumentos salariais e à progressão nas carreiras dos trabalhadores do Arsenal do Alfeite, há já tempo demais, mas que também tem condicionado a necessária modernização do estaleiro.

Mas neste momento, às restrições impostas via Orçamento do Estado veio juntar-se um outro problema: o inexplicável e escandaloso bloqueio imposto pelo Governo à utilização pelo Arsenal do Alfeite de verbas (próprias e suficientes) para lançamento dos concursos e obras necessárias à urgente modernização do estaleiro. Em particular, a obra de aumento do comprimento da Doca Seca já deveria ter tido início. De outro modo, fica comprometida a capacidade de manutenção de toda a frota da Armada, sejam navios de superfície ou submarinos, o que pode levar à retirada de trabalho do Arsenal do Alfeite.

Enquanto o Governo mantém um inexplicável e já vergonhoso silêncio sobre este assunto, os trabalhadores do Arsenal do Alfeite vão tomar em mãos a denúncia pública desta situação que pode a deixar o país seriamente a perder, concentrando-se em Piquete de Greve que será constituído junto ao histórico Portão Verde da Base Naval de Lisboa (Rua José Carlos de Melo – Laranjeiro – Almada) a partir das 07h00 de dia 27 de Outubro.

FONTE: STEFFAs