rodoviaria lisboa 1Os trabalhadores da Boa Viagem (Rodoviária de Lisboa), reunidos em plenário, aprovaram um caderno reivindicativo para o aumento dos salários, com a proposta de um aumento de 45,00 euros por trabalhador, informou o STRUP - Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos.

O salário de base destes trabalhadores aproximou-se escandalosamente do salário mínimo nacional, refere o sindicato, que considera os 644 euros que os trabalhadores auferem de salário de base são manifestamente insuficientes para compensar as responsabilidades atribuídas aos motoristas na sua atividade profissional.

O trabalho suplementar, que até à data servia para compensar o baixo salário de muitos trabalhadores, também já não cumpre aquele objetivo porque se verifica, por um lado, uma generalizada insatisfação quanto ao valor da hora e, por outro, porque muitos dos trabalhadores apresentam-se em estado de cansaço limite, resultado das consecutivas longas jornadas diárias de trabalho.

Acresce um estado de revolta face às atitudes discriminatórias, por parte da administração, na distribuição dos serviços, na distribuição do trabalho suplementar, mas sobretudo no incumprimento dos direitos dos trabalhadores constantes no Acordo de Empresa e no Contrato Coletivo de Trabalho.

Entenderam os trabalhadores que a solução para a sua situação, é apenas uma, a melhoria substancial do seu salário de base.

Neste sentido consideraram que o seu salário de base deve evoluir de forma progressiva até representar uma vez e meia o salário mínimo nacional, ou seja, ao longo de sucessivas atualizações deve ter o valor do salário mínimo acrescido de mais metade do valor daquele salário.

Para dar cumprimento a este objetivo, o sindicato deverá apresentar na próxima revisão salarial um aumento de 45,00 euros por trabalhador.

Considerando que a próxima revisão produz efeitos a 1 e julho de 2018, o sindicato propõe-se realizar mais plenários no sentido de consolidar esta proposta junto da maioria dos trabalhadores da Boa Viagem.