800 1A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais leva a efeito, no próximo dia 12 de Outubro, entre as 16.00 e as 22.00 horas, junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, uma Vigília de Trabalhadores da Saúde, para exigir do Governo uma resposta concreta quanto à satisfação das reivindicações à largo tempo apresentadas, para a resolução dos inúmeros problemas que os afectam no exercício da sua actividade profissional.

Apesar de sucessivas promessas, feitas pelos actuais responsáveis do Ministério da Saúde, esta Federação continua a aguardar que o Governo apresente uma proposta de criação da carreira de técnico auxiliar da Saúde, indispensável para melhorar não só as condições de vida dos trabalhadores que exercem as respectivas funções, mas também para aumentar a qualidade dos serviços prestados.

A falta de pessoal na Saúde mantém-se, obrigando os trabalhadores a permanentes prolongamentos da duração normal de trabalho e ao aumento do intervalo entre dias de descanso. O Governo continua sem dar resposta a esta questão e procura criar obstáculos à regularização dos vínculos precários.

Adiada, continua igualmente, por exclusiva responsabilidade do Governo, a negociação do contrato colectivo de trabalho dos Hospitais-EPE e com isto, por exemplo, uma parte significativa dos seus trabalhadores não têm direito às 35 horas semanais de trabalho, nem a uma carreira profissional digna.

Outra questão sem solução até ao momento é a da reposição das percentagens que compensam as horas de qualidade e o trabalho suplementar, drasticamente cortadas no período do acordo da "troika"e até hoje não repostos.

São estes alguns dos problemas que afectam os trabalhadores da Saúde para os quais o Governo já deveria ter apresentado soluções. Não o tendo feito, a FNSTFPS, entendeu dar continuidade à luta dos trabalhadores da Saúde, com esta Vigília, admitindo a possibilidade de virem a ser encetadas novas acções a curto prazo.

FONTE: FNSTFPS