O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte (STIHTRSN) acusou hoje a empresa que gere o Hospital da Arrábida, Vila Nova de Gaia, por "pressionar trabalhadores do 'call center'".

Em declarações à agência Lusa o responsável do STIHTRSN, Francisco Figueiredo, referiu que em causa está a "pressão feita sobre trabalhadores para que aceitem rescindir contrato ou passem para instalações na Póvoa de Varzim".

Esta situação motivou uma greve marcada para hoje, à qual aderiram dez trabalhadores, sendo que os restantes 12 ou já assinaram novo contrato ou aceitaram a transferência, descreveu a mesma fonte sindical.

"Não é aceitável que obriguem a mudar ou que ameacem que os trabalhadores perdem os seus direitos caso não aceitem. É possível manter o 'call center' em Gaia ou redistribuir os trabalhadores por outras funções", disse Francisco Figueiredo.

Já numa nota remetida à agência Lusa, o STIHTRSN descreve que "a empresa entregou uma proposta de acordo de cessão contratual aos trabalhadores e disse-lhes que, ou aceitavam, ou iam embora sem direitos, dando-lhes um prazo máximo de um dia útil para decidirem".

"Na proposta, o Grupo Luz Saúde [que gere o hospital da Arrábida] pretende que os trabalhadores passem para uma nova empresa do grupo e nada dizem sobre os direitos da contratação coletiva, apenas referem a antiguidade", lê-se na nota.

Para quarta-feira está marcada uma reunião na Direção Geral do Emprego e Relações de Trabalho (DGERT), na qual participarão representantes sindicais, a empresa em causa e trabalhadores, sendo esta sessão mediada por representantes do Ministério do Trabalho e da Segurança Social.

Francisco Figueiredo apontou que "novos esclarecimentos e desenvolvimentos poderão surgir após a reunião na DGERT", mas frisou a reivindicação de que os trabalhadores "não sejam obrigados a sair ou a mudar de concelho", podendo ser "redistribuídos".

A agência Lusa tentou ouvir o grupo que gere este estabelecimento hospitalar mas, quer via telefone, quer via 'email', até ao momento não obteve uma reação.

FONTE: Diário de Notícias

http://www.dn.pt/lusa/interior/sindicato-acusa-gestao-do-hospital-da-arrabida-gaia-de-pressionar-trabalhadores-8643530.html