24 horas de greve no próximo dia 30 de Junho dos trabalhadores de todas as Empresas de Trabalho Temporário e Outsourcing ao serviço da PT-MEO.

30junhoForam as decisões de sucessivos governos, nomeadamente com alterações legislativas ao código de trabalho que provocaram a grave realidade que se vive hoje em Portugal de degradação das condições de trabalho, destruição de postos de trabalho e de substituição por toda a parte de trabalhadores efectivos por trabalhadores com vínculos precários.Estima-se que no sector das Telecomunicações existam mais de 500 mil trabalhadores com vínculos precários - trabalhadores que andam de contrato em contrato sem qualquer estabilidade e com a incerteza sempre que se aproxima o fim do contrato sem saber se continuam ou não, baixos salários, uma enorme rotatividade de trabalhadores e uma gritante desregulamentação do horário de trabalho que impede os trabalhadores de articular a sua vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Como é possível considerar que um trabalhador está a suprir uma necessidade temporária, quando está há 8, 10 ou mais de 15 anos no mesmo posto de trabalho?

São exemplo centenas de trabalhadores da Manpower que há tantos anos são a imagem da PT-MEO no atendimento às populações, utilizam as ferramentas de trabalho que a PT lhes disponibiliza, partilham das mesmas instalações que os quadros efectivos da PT-MEO, são avaliados pelo controlo de qualidade da PT-MEO, mas no vínculo e na sua valorização salarial são “temporários subcontratados”.

A Reivindicação de aumento salarial compatível com as funções exercidas, é uma exigência justa dos trabalhadores sub-contratados às empresas de outsourcing e de trabalho temporário, que são, efectivamente, os responsáveis pelos lucros, pelo serviço e a imagem da PT-MEO.

Reivindicar a integração destes trabalhadores nos quadros efectivos da PT-MEO é uma questão de justiça. Tratam-se de trabalhadores que desempenham funções permanentes, consecutivamente ao longo de muitos anos, às quais deve corresponder um vínculo efectivo com a empresa que usufrui do trabalho prestado.

Depois dos plenários no Porto, Santo Tirso, Coimbra e Castelo Branco, continua a mobilização dos trabalhadores de todas as ETT e Outsourcing ao serviço da PT-MEO. Pelo combate aos vínculos precários e aos baixos salários, pela valorização do trabalho e reforço dos direitos dos trabalhadores, avança com grande participação a mobilização para novas 24 horas de greve no próximo dia 30 de Junho e que terá também uma concentração em Lisboa.

Estes trabalhadores tem razões para lutar! Dia 30 de Junho é o dia!