sep 13122016 nota comunicacao social alto minhoVai ser pedida a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho face ao agravamento do número de horas em divida, dificuldade em organizar horários por carência de enfermeiros e não cumprimento de regulamento de horários na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, informou o SEP – Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, numa nota à imprensa.

Regulamento de Horários da Unidade Local de Saúde do Alto Minho entrou em vigor há cerca de 2 anos.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses assumindo-se como parceiro e de boa-fé, entendeu que a aplicação deste regulamento poderia acontecer de forma gradual face à dificuldade na contratação de enfermeiros.

Passados dois anos os problemas agravam-se sem que seja perceptível, por parte da administração, a adopção de medidas para a solução dos mesmos.

Continua a verificar-se a existência de turnos de 12 horas que a lei e o regulamento interno impedem; continua a verificar-se uma acumulação de horas em divida aos enfermeiros e, existem serviços, designadamente os de Medicina, cuja carência destes profissionais coloca em causa todas as normas de segurança para os próprios e para os doentes. Existem serviços com camas supranumerárias sem qualquer reforço da equipa de enfermagem.

Face há ausência de respostas por parte da Administração o SEP solicitou uma reunião à Autoridade para as Condições de Trabalho, a realizar amanhã, 4 de Maio, às 12 horas, onde será solicitado o desenvolvimento de um processo inspectivo àquela instituição.

FONTE: SEP