Debate ValorizarTrabalho"Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores, afirmar a Segurança Social pública" é o tema para o debate que o SPRC – Sindicato dos Professores da Região Centro promove hoje, 5.ª feira, na EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio, em Coimbra, com a presença de José Augusto Oliveira, responsável da Comissão Executiva da CGTP-IN para a área social.

Esta iniciativa enquadra-se no calendário das comemorações do 35.º Aniversário do SPRC e surge num momento fundamental do debate em torno desta matéria.

Por um lado, à direita pressiona-se para a privatização progressiva da Segurança Social, por outro, o governo vacila entre o reforço do actual regime e a opção pelo plafonamento que apenas beneficia os portugueses de mais elevados rendimentos.

Aos trabalhadores (a maioria) que têm rendimentos de trabalho muito baixos, a desvalorização do papel público e solidário da Segurança Social não interessa. É urgente defendê-la, num quadro de necessária defesa dos valores de Abril de 1974, da democratização do país, de reforço da pressão sobre o governo para que combata o neo-liberalismo e de uma correlação de forças na Assembleia da República, cuja esperança de ter um papel mais interventivo e positivo, que combata o empobrecimento do país, deve ser renovada.

FONTE: SPRC – Sindicato dos Professores da Região Centro