Os trabalhadores hoteleiros da Inatel fazem hoje um dia de greve. Para as 11 da manhã junto à sede da Fundação em Lisboa, está marcada uma concentração de protesto.
TVI 24 - Diário da Manhã

RTP Online: Hoteleiros da Fundação Inatel em greve sexta-feira com concentração em Lisboa

Os trabalhadores hoteleiros da Fundação Inatel cumprem na sexta-feira um dia de greve, com concentração na sede, em Lisboa, pelas 11:00, anunciou hoje a direção do Sindicato dos Trabalhadores de Hotelaria do Norte.

Os motivos do protesto prendem-se, de acordo com o sindicato, com a aplicação da contratação coletiva, por aumentos salariais dignos, redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais e pelo direito a 25 dias úteis de férias para todos, sem penalizações.

O Sindicato diz que os trabalhadores da fundação, que explora 17 unidades hoteleiras em todo o país, "andam há muitos anos a lutar pela negociação de um acordo de empresa que substitua o regulamento de pessoal".

Contudo, refere em comunicado, "as várias administrações da Fundação sempre recusaram uma negociação séria, protelando processos atrás de processos".

Face à situação, o sindicato exigiu a aplicação do Contrato Coletivo de Trabalho da Hotelaria no Hotel de Vila Nova de Cerveira, mas a Fundação recusou.

"Chamada a intervir, a ACT deu razão ao sindicato e levantou um auto de notícia à Fundação Inatel", conta o sindicato.

"A Fundação não se conformou e recorreu da decisão, mas o Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo não teve quaisquer dúvidas e condenou a Fundação Inatel a cumprir na íntegra o CCT da Hotelaria no Hotel de 4 estrelas de Cerveira. Contudo, mesmo assim, a Fundação Inatel recusa-se a cumprir o CCT e a decisão do Tribunal, colocando-se à margem do Estado de Direito Democrático", refere.

A agência Lusa tentou obter um comentário junto da Fundação Inatel sobre a paralisação dos trabalhadores das unidades hoteleiras que a compõem, mas tal não foi ainda possível.

URL: http://www.rtp.pt/noticias/economia/hoteleiros-da-fundacao-inatel-em-greve-sexta-feira-com-concentracao-em-lisboa_n967891