interior portugalA União dos Sindicatos de Viseu|CGTP/IN entregará na Assembleia da República, na próxima segunda-feira, dia 28 de Novembro, pelas 15.00 horas, uma petição com 4.426 assinaturas onde propõe “que o Governo e a Assembleia da República assumam medidas concretas que combatam a desertificação do interior do país, nomeadamente fazendo reverter decisões de encerramento de serviços públicos e assumam orientações que contribuam para o seu desenvolvimento e para a correção de assimetrias regionais.”

A recolha de assinaturas decorreu nos últimos meses, no distrito de Viseu, nomeadamente em bancas nas ruas, feiras e mercados

DEFENDER O INTERIOR DO PAÍS.

COMBATER A DESERTIFICAÇÃO.

Reverter o encerramento de serviços públicos.

As políticas dos últimos governos conduziram ao encerramento de muitos serviços públicos no distrito de Viseu.

O encerramento de escolas obriga milhares de crianças a deslocações irracionais e penosas. O desmantelamento de serviços de saúde de proximidade afastou muitos cidadãos de cuidados essenciais à sua saúde e coloca em rutura as urgências dos hospitais. As populações viram a justiça ficar mais distante com o encerramento dos tribunais. Serviços do Estado na área da agricultura foram também encerrados ou deslocalizados criando ainda mais dificuldades aos pequenos e médios agricultores e às suas famílias. Há anos que os serviços dos correios fecharam em muitas localidades.

Estas políticas de destruição dos serviços públicos agravaram dramaticamente a desertificação do interior do país, nomeadamente do distrito de Viseu.

A cobrança de portagens nas autoestradas A24 e A25 veio também dificultar as deslocações regionais e contribuir para agravar o empobrecimento dos cidadãos e os problemas económicos de muitas empresas do distrito de Viseu.

Uma política que vise a coesão territorial exige apoio e investimento do Estado no interior do país.

Assim, no exercício de direitos legalmente consagrados, os cidadãos e entidades abaixo-assinados vêm propor que o Governo e a Assembleia da República assumam medidas concretas que combatam a desertificação do interior do país, nomeadamente fazendo reverter decisões de encerramento de serviços públicos e assumam orientações que contribuam para o seu desenvolvimento e para a correção de assimetrias regionais.

FONTE: União dos Sindicatos de Viseu