SINDICALIZAÇÃO
10 RAZÕES
PARA ESTARES SINDICALIZADO
O trabalho e os trabalhadores têm de ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
É o primeiro acto de participação sindical de um trabalhador.
Os sindicatos da CGTP-IN possibilitam aos trabalhadores seus associados ter uma voz activa capaz de representar e defender o colectivo de trabalhadores.
O desequilíbrio existente na relação de forças entre a administração e os trabalhadores é reduzido se estes estiverem sindicalizados. Sindicalizados, os trabalhadores têm mais poder reivindicativo para comunicar as suas insatisfações e descontentamentos, para propor a discussão de ideias e soluções para os problemas existentes.
Os trabalhadores com vínculos precários vivem entre o despedimento fácil e a não renovação do contrato de trabalho - são vítimas de ameaças constantes - sujeitos a diversos constrangimentos, chantagens e perseguições - estão mais expostos à exploração laboral e a salários mais baixos. Trabalham e vivem com medo de serem substituídos.
A resolução dos problemas dos trabalhadores passa pela sua unidade, organização e pela construção colectiva que desenvolva a luta pela defesa dos seus direitos.
Todos os aspectos relacionados com a vida profissional, social e pessoal dos trabalhadores devem ser analisados e objecto de discussão entre empregados, trabalhadores e patronato. Os dirigentes e os delegados sindicais da CGTP-IN estão habilitados e mais treinados para estudarem propostas e a liderarem os processos negociais, com a participação activa dos trabalhadores em todas as fases do processo.
O mundo do trabalho é marcado pela proliferação de discriminações específicas que visam o aumento da exploração e empobrecimento dos trabalhadores, pela acentuação das desigualdades na distribuição do rendimento entre o capital e o trabalho e, também, entre mulheres e homens, com vínculos precários e efectivos.
Os sindicatos da CGTP-IN lutam contra as desigualdade sociais, combatem a exclusão social e a pobreza e intervêm pela efectivação da igualdade entre mulheres e homens nos seus objectivos centrais e prioritários de acção, a partir das empresas e locais de trabalho.
Os trabalhadores sindicalizados estão mais informados sobre o acesso aos Direitos de Parentalidade, licença de maternidade e/ou paternidade, dispensas para assistência a filhos ou membros da família ou faltas justificadas para a deslocação ao estabelecimento de ensino dos filhos.
O aumento da precariedade laboral, bem como a adopção de formas de organização do trabalho desumanizadas ameaçam profundamente a vida dos trabalhadores.
O combate e a prevenção dos acidentes de trabalho, das doenças profissionais e a antecipação dos riscos, bem como a aplicação de medidas de protecção dos trabalhadores, são matérias sobejamente conhecidas para as quais os dirigentes, delegados e representantes dos trabalhadores na área de SST estão preparados.
Os trabalhadores sindicalizados trabalham melhor se tiverem segurança no emprego e se sentirem protegidos juridicamente. Os sindicatos estão atentos e pró-activos para que as administrações não assumam decisões injustas e arbitrárias.
Os trabalhadores sindicalizados podem recorrer a consultas de advogados e de outro pessoal qualificado para os atender sobre questões de natureza profissional ou simplesmente pedir informações com incidência jurídica.
A melhoria das qualificações dos trabalhadores é necessária para desenvolver o país, aumentar a produtividade, o nível de vida e os salários.
Os sindicatos da CGTP-IN organizam cursos de formação profissional, colóquios temáticos e workshops específicos para os seus associados trocarem experiências e desenvolverem competências profissionais e pessoais.
A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional é a maior organização social do país. Os sindicatos da CGTP-IN são organizações influentes constituídas por trabalhadores para defender o cumprimento dos seus direitos laborais, sociais, económicos e culturais – a combater a exploração e o empobrecimento dos trabalhadores e do povo.
• Estar sindicalizado é estar organizado.
• É fortalecer o grupo de trabalhadores que pode fazer a diferença.
• É reforçar o seu sentimento de pertença, a sua identidade colectiva e a sua solidariedade de classe.
• É ter direito à contratação colectiva constitucionalmente consagrada, é poder intervir como parte legítima em acções judiciais e ter o direito de participar na elaboração da legislação laboral.
• É pertencer a um colectivo que pode suscitar mudanças nos locais de trabalho, na vida profissional, pessoal e até familiar.
• Estar sindicalizado é associar-se à maior organização social do país, a CGTP-IN.
Sindicaliza-te
This form was created by ChronoForms
Cofinanciado