Neste dia 1 de Outubro, dia em que se comemoram os 54 anos desta central sindical, a CGTP-IN e a Câmara Municipal do Seixal inauguraram o Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual da CGTP-IN, na antiga fábrica da Mundet no Seixal.

O Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual irá gerir o património documental e museológico da CGTP-IN e promover iniciativas que fomentem o estudo, investigação, aprofundamento do conhecimento e a reflexão em torno da história do movimento operário e sindical. Irá funcionará, também, como um espaço multifuncional, com áreas destinadas a exposições permanentes e temporárias, conferências e iniciativas afins, bem como com a realização de eventos de natureza sindical e cultural, entre outros.

O espaço onde ficará localizado – a antiga "Fábrica de Cortiça L. MUNDET & Sons" (Fábrica da MUNDET) – tem forte ligação às raízes históricas do mundo do trabalho e sociais do Seixal, por via da actividade e intervenção do movimento operário ligado à indústria corticeira, nomeadamente pelos Sindicatos da Indústria Corticeira da CGTP-IN.

Esta iniciativa contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e teve um momento musical protagonizado por Luísa Amaro e Gonçalo Lopes.

DIF/CGTP-IN
01.10.2024

“A execução de uma actividade  cofinanciada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) , no âmbito do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu, e, actualmente, com a operação “Capacitar e preservar para informar e avançar” apoiada pelo Programa Temático Demografia, Qualificação e Inclusão – Pessoas 2030, inserida no Portugal 2030, ambas apoiadas pela União Europeia, tem sido possível a aquisição de equipamentos para este Espaço e o tratamento de parte do património documental e museológico do movimento sindical português associado à CGTP-IN”