A Interjovem/CGTP-IN assinalou o Dia da Juventude com um dia nacional de luta dos jovens trabalhadores com uma concentração no Rossio.
Resolução - Lutar para Garantir a Estabilidade
Testemunho - Estafeta Nacional Contra a Precariedade - Lutar para Garantir a Estabilidade
Nota à Comunicação Social n.º 025/08
28 MARÇO DIA NACIONAL DA JUVENTUDE
DIA NACIONAL DE LUTA DOS JOVENS TRABALHADORES
LUTAR PARA GARANTIR A ESTABILIDADE
14:30H/ROSSIO
No dia 28 de Março faz 61 anos que jovens portugueses se encontraram num acampamento em São Pedro de Moel com o objectivo de confraternizar num ambiente de alegria e amizade.
Nos tempos do fascismo e da ditadura de Salazar, este acampamento foi reprimido pela PIDE.
Ali estavam activos defensores da democracia e da liberdade.
Muitos desses jovens foram presos e espancados, mas posteriormente libertados devido aos enormes protestos juvenis e populares.
Desde esse dia que o 28 de Março é considerado O Dia Nacional da Juventude.
A Interjovem/CGTP-IN vai assinalar o Dia da Juventude com um dia nacional de luta dos jovens trabalhadores com uma concentração às 14:30 horas no Rossio lutando contra a precariedade e o desemprego; contra as alterações do código de trabalho; contra as práticas abusivas relativas a empregos a tempo parcial que se traduzem em empregos de facto a tempo inteiro com salários miseravelmente remunerados e contra o aumento do custo de vida.
Manuel Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP-IN e Célia Lopes, da direcção nacional da Interjovem, farão as suas intervenções junto à Assembleia da República pelas16:30 horas.
Estes jovens trabalhadores vão entregar na Assembleia da República milhares de postais recolhidos durante a Estafeta Contra a Precariedade que decorreu entre 16 de Janeiro e 15 de Fevereiro por todo o país, onde se denunciaram casos de precariedade em cada região.
Lisboa ,27.03.2008
DIF/CGTP-IN